planeta hilda

um blog de hilda portela

Saturday, February 26, 2005

FOR YOU


SLEEPY DODO, originally uploaded by planeta hilda.

Hoje, para a E.,
love & om,
do Dodo & Co.

Friday, February 25, 2005

HERE COMES THE SUN


WALKING ON SUNSHINE, originally uploaded by planeta hilda.



Hoje quero passear pela baixa, á procura de mais lãs para feltrar, gostei do resultado do saco e apetece-me experimentar outros modelos.
É engraçado ver diferentes realizações do mesmo modelo, conforme o gosto e a mão de quem os faz, um saco feltrado Meema's e mais outro.

Encontro de tricot no Sábado, adoro a ideia!

Thursday, February 24, 2005

GARDEN PARTY


MOHAIR TOP DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.

Uma flor em crochet anima bastante a festa.

THE MOHAIR TOP


FLUFFYFLUFFY MOHAIR TOP, originally uploaded by planeta hilda.



Já está acabado o top em mohair!

Tricotado com agulhas de 6 mm em ponto canelado 2/2, todo a direito até começar a diminuir malhas para as cavas e o decote, acabou por ser um projecto bastante rápido.
Fiz a parte da frente e a de trás em separado, com riscas de várias cores, depois deixei as malhas dos ombros sem rematar e juntei-as com um ponto de grafting, cosí as costuras dos lados do modo habitual, tentando ser o mais discreta possível. Só tem essas duas costuras, mas podia não ter nenhuma, é possível tricotar este modelo todo em circular.
Quando estava todo montado, só com uns buracos que correspondiam ao decote e ás cavas, comecei a trabalhar o decote.
Criando uma série de pontos em volta, tricotei umas quantas carreiras em ponto canelado 2/2, com uma agulha circular de 5,5 mm.
Para rematar as cavas usei o mesmo processo mas desta vez tive que usar 4 agulhas de 2 pontas porque o perímetro era demasiado pequeno para ser tricotado com agulhas circulares.
Rematei as pontas soltas com uma agulha grossa e escovei o pêlo com cuidado, sempre no mesmo sentindo, menos o canelado das cavas e decote.

A lã é uma lã feliz por isso deixa-se tricotar alegremente e sem problemas. 50% mohair e 50% lã, é uma lã portuguesa (da "Arrancada") que infelizmente já não se fabrica.

Trago sempre na memória as idas á baixa de há anos para comprar lãs e que implicavam um tour pelas muitas lojas que havia na altura.
A escolha era muita, entre lãs de fiações nacionais e importadas: prateleiras e sacos cheios de fios de cores e texturas diferentes á espera que alguém os transformasse numa malha ou num tecido. Adorava as que estavam nos sacos porque se podia tocar á vontade naquelas meadas de fio e sentir-lhes o peso, a textura, o grau de suavidade... e sobretudo seleccionar e combinar as cores.

Nota: A diversidade cromática não era de maneira nenhuma o ponto forte do país na altura - estou a falar dos anos 60 e 70 - o que ás vezes era um problema porque nem sempre havia aquilo que viamos nas revistas estrangeiras. Mas como é dos problemas que nascem as soluções, inventavam-se alternativas, tal como agora...

Encontra-se disponível em tamanho 38 e pode ser feito por encomenda em mais tamanhos.

Pattern/Modelo: hilda portela
O modelo pode ser reproduzido para fins não comerciais, a imagem pode ser reproduzida desde que mencionada a origem.

Wednesday, February 23, 2005

MADLY IN LOVE


Estou a adorar este mohair, continuo apaixonada pela Colinette, e com a primavera sinto que estão a despertar em mim novas paixões e desejos incontroláveis por algodões, sedas e linhos fantásticos.
Muitas, muitas lãs e outras fibras em Kaleidoscope Yarns.
Um poncho lindo, tricotado e bordado pela Dina.

Tuesday, February 22, 2005

MOHAIR TOP AND FELTED TOTE


MOHAIR TOP AND FELTED TOTE, originally uploaded by planeta hilda.

THE TOTE IS FELTED


FELTED MOHAIR, originally uploaded by planeta hilda.


Shrinking was about 50 %. I am glad I made it larger than the original pattern (according to it, it should have shrunk from 15 to 25 %), so the size is just ok. The opening for the handles is a little too wide indeed, I think I will sew a button for fastening and will bind off less stitches next time. Sideview and frontview. I guess that was my first felted project that actually worked fine.
This weekend I was lucky to watch Rosa knit the most wonderful cotton baby hat, the shape is just perfect and the touch is so nice and silky. Back home, she managed to make it even more wonderful using this special effect, what a beauty!

BEFORE BATH


NO FELTING YET, originally uploaded by planeta hilda.

One evening plus a day from my perfect weekend and the knitting part was done. I knitted it after Meema's Felted Marsupial Tote pattern, from Stitch'n Bitch. The original includes a lovely little pouch but I didn't do it. The yarn used is Brown Sheep Lamb's Pride. I used about 5 skeins from a beautiful portuguese mohair from "Arrancada" yarns (sadly discontinued nowadays). It is not a sophisticated mohair yarn, the spinning is rather tight and wavy and the hairy effect is irregular: the result is a yarn full of texture and personnality. I love it and will sure be using it for more projects I have in mind.
Using two strands together and 10 mm circular needles, as the pattern called, knitting it was really pleasant and fun. The bottom is knitted flat, then you pick up stitches all around and begin knitting in the round. The corners are shaped by a right twist: when you get to each corner you knit the second stitch on the left hand needle without slipping it out of the needle, you knit first stitch and you slip both stitches off needle. That really works and creates a kind of a vertical structure. Anyway it looked really floppy and huge before felting. It seemed to me that the handles were too wide.
Then I machine washed it together with a fleece blanket and a pair of jeans. One cycle at 40 degrees was enough.
One night drying on a mould made of boxes and it was done.

Monday, February 21, 2005

COLINETTE POINT FIVE YARN HAT

Finished!

Maria is modelling and I thinks it looks lovely on her.

I wanted a rather thick hat so I used 7 mm dpns instead of the usual 10 or 12 mm required for this yarn.
The thick and thin effect on this yarn is just perfect and the mohair flower is so light and airy.
It is a really feelgood hat.

100 % wool and available right now.

GROWING ROSES


GROWING ROSES, originally uploaded by planeta hilda.

Back home, overwhelmed with the good mood of the weekend, I feel light and as I was growing mauve Charles de Gaulle roses in Heaven's Lane.
This is the a detail from a bag I made last spring for my mother's 70th birthday's present.
She allways keep it towards south, "it seams to be the best view for our roses", says her smile.

THAT'S THE WAY IT IS


THAT'S THE WAY IT IS, originally uploaded by planeta hilda.

And that's just the way I like it.
Right spot + right friends= perfect week end.

Friday, February 18, 2005

PLANETA HILDA SPACE SHUTTLE IN THE SKY

Have a nice weekend.

Thursday, February 17, 2005

TASTEFUL DELIGHT


TASTEFUL, originally uploaded by planeta hilda.


De vez em quando vou espreitar a Knitting Community, perguntas, respostas, comentários e links. É um mega forum sobre tricot com algumas questões com interesse e outras não. O que me diverte mesmo é o universo das tricotadeiras (neste caso á escala americana), os perfis, os problemas e as soluções, as imagens das criações e por vezes os cenários onde estas foram fotografadas.
Há novidades na edição de inverno da Knitty, livros de tricot,
um modelo de gorro novo
e ainda outro gorro novo.
Gostei deste planeta: I'm smitten.

Monday, February 14, 2005

GIFT


GIFT, originally uploaded by planeta hilda.


Que bom ter voltado para o Knitting Meetup de Fevereiro.
No Bairro Alto, como sempre, e desta vez no meu bar preferido, que abre fora de horas de propósito para nos receber.
Vamos tricotar no FRÁGIL.

LOVE


LOVE, originally uploaded by planeta hilda.


I am home but I miss home.

VALENTINE'S HAT INSIDE OUT


VALENTINE'S HAT INSIDE OUT, originally uploaded by planeta hilda.


Tem um segredo, um coração de feltro cosido por dentro. Em princípio, não é para se ver, mas nada impede de usar este gorro "inside out".

VALENTINE'S HAT


VALENTINE'S HAT, originally uploaded by planeta hilda.


Um gorro para o Miguel. Debaixo do tal céu azul, consegui tricotá-lo mais ao menos ás escondidas.

KNITTED BELT


KNITTED BELT, originally uploaded by planeta hilda.

MY MITTEN


MY MITTEN, originally uploaded by planeta hilda.


Aproveitei as explicações de umas mitaines do livro Stitch'n Bitch, adaptando-as ás minhas capacidades. O modelo do livro é lindo, feito com lã da Noro e tem um padrão de torcidos que me pareceu complexo (mas não deve ser, porque todos os modelos deste livro são relativamente acessíveis), por isso segui as bases e fiz este torcido simples. Usei um conjunto de 5 agulhas de duas pontas e lã com efeito de dégradé da Gedifra, á venda na retrosaria Adriano Coelho, Rua da Conceição, em Lisboa. Super agradável de tricotar e rápido, como eu gosto.

MOHAIR TOP IN PROGRESS


MOHAIR TOP IN PROGRESS, originally uploaded by planeta hilda.


Comecei este top no fim de semana anterior e ficou em stand by durante a semana enquanto acabava algumas encomendas. Usei mohair e agulhas nº 6 e tricotei as costas e a frente separadamente, depois "graftei" as costuras dos ombros. Para fazer o canelado do decote, criei malhas novas ao redor do decote e tricotei-as em redondo com uma agulha circular. Só falta fazer o mesmo nas mangas, depois de fechar os lados com uma costura o mais invísivel possível. Podía ter tricotado o corpo com uma agulha circular evitando as costuras dos lados, mas acabava de fazer um top assim com lã Colinette e apetecía-me mudar. E apesar de já me ajeitar com as agulhas circulares, continuo a tricotar muito mais depressa com agulhas direitas.

MADE IN HEAVEN


ALMOND TREE, originally uploaded by planeta hilda.

O céu estava assim.

MIGUEL CRAFTING A CANDLE HOLDER

Location: South Atlantic

Sound track: "Savoir faire" by divine Mink Deville

Weather: fine

Friday, February 04, 2005

AWAY


CIMG0073, originally uploaded by planeta hilda.

Rumo ao sul por alguns dias.
Carregada de lãs, linhas, agulhas, mala de ferramentas, tecidos, livros, dvds, ipod, laptop, receitas de cozinha, os meus blocos e as minhas canetas.
Dividida, como sempre, entre a vontade de não fazer nada e a vontade de fazer tudo.
Love & Om

Wednesday, February 02, 2005

STRAWBERRY CHERRY PLUM


STRAWBERRY CHERRY PLUM, originally uploaded by planeta hilda.


Muitas lãs e outros materiais para tricotar: kaleidoscopeyarns.
É verdade que cá há poucas revistas de tricot, mas podemos recebê-las em casa. Já estão disponíveis para encomenda as últimas publicações da Rowan para Primavera-Verão na Colourway (via sweetgeorgia, tricotadeira exímia que nos oferece uma antevisão do nº 37 da Rowan).

WIP COLINETTE POINT 5 TEE


WIP COLINETTE POINT 5 TEE, originally uploaded by planeta hilda.

Mais tricot:
Ultimamente tenho-me dedicado mais ao tricot e menos ao desenho, mas confesso que estou com saudades.
Encomendei algumas meadas duma das minhas lãs preferidas do momento. A mistura das cores da Colinette point 5 é deslumbrante, a textura varia de espessura e é muito agradável de trabalhar. O aspecto pode parecer rústico mas eu considero-a uma lã sofisticada e bem desenhada. Já a usei em gorros e em cachecóis, sendo estes últimos os meus preferidos, o fio da lã é tão bonito por si só que nem precisa de ser tricotado.fazendo umas franjas lindas. Também a usei para fazer cabelos de bonecas. No entanto, esta lã não se adapta a qualquer modelo, precisamente por ser tão grossa, correndo o risco de parecermos um cilindro se o modelo não for o mais adequado. Já comecei um casaco que acabei por desmanchar, as cores eram lindas mas a peça não era mais que um cilindro felpudo e disforme. Atrevi-me agora a fazer um colete, tentando não ser muito ambiciosa e aproveitando as características do material a meu favor. É muito simples, um tubo direito com diminuições para dar a forma da cintura. Estou a tricotá-lo em circular com agulhas nº10 (o fabricante recomenda usar agulhas nº 12 mas preferi optar por um ponto mais apertado) em canelado 1/1 diminuindo algumas malhas para cintar e depois voltando a aumentar, acompanhando a forma do corpo. É uma lã que permite um trabalho muito, muito rápido e não é preciso ser muito virtuosa porque as cores e a textura chegam para fazer todo o efeito.

WIP STRIPED SCARF


WIP STRIPED SCARF, originally uploaded by planeta hilda.


E lá fomos ao programa Elas em Marte falar sobre o tricot e os nossos trabalhos. Espero que tenhamos entusiasmado as pessoas a retomar o tricot e a juntarem-se para tricotar. É muito mais divertido.
Ontem lembrei-me que aprendi a fazer crochet antes de aprender a fazer tricot. As minhas primas e eu instalávamo-nos debaixo dum toldo na praia e faziamos metros e metros de cordão até aprendermos a fazer mais qualquer coisa. Também adoro fazer crochet, todos os verões faço bikinis para a minha filha e sobrinhas.
Estou a tricotar um mega cachecol, tem 30 cms de largura e ainda não sei que comprimento terá, foi encomendado para o frio de NY e pediram-me que fosse muito largo e muito comprido. A lã é linda, é macia, e foi comprada cá, em Lisboa, na retrosaria Adriano Coelho, é da Gedifra e faz um efeito de riscas e de cores . É óptimo estar a tricotar e adivinhar que cor vai aparecer e como vai ficar.
Obrigada pelos emails simpáticos que recebi de pessoas interessadas no meu trabalho e que chegaram aqui depois de nos terem visto na televisão. Prometo responder a todos. Entretanto, para quem ainda não conhece, podem ver melhor aqui os meus gorros, candeeiros,sacos e pintura e ilustração.
Benvindos ao planeta hilda.