planeta hilda

um blog de hilda portela

Tuesday, May 31, 2005

MICHAL'S BAG


MICHKA'S BAG, originally uploaded by planeta hilda.

Este saco foi para a Républica Checa e contaram-me que tem feito sucesso em Praga.
(Mas volta depressa, Michka, gosto muito quando estás aqui).

Monday, May 30, 2005

CRAFTING ALL DAY 'LONG


KITTEN HATS, originally uploaded by planeta hilda.


A feira de sábado não foi tão animada como habitualmente mas diverti-me na mesma.
Os gorros-gato têm agora a companhia dos gorros-gata, são umas gatinhas vaidosas e pestanudas.

Hoje também havia feira mas não pude ir. O dia foi para coser e bordar. E valeu a pena.

Sunday, May 29, 2005

STUDIO SCENES: DREAMING


PINK DREAMS, originally uploaded by planeta hilda.

Friday, May 27, 2005

ARE DREAMS FAIR ENOUGH?


LABELS, originally uploaded by planeta hilda.


Amanhã voltamos a montar a banca, a partir das 12 h 00, no jardim do Príncipe Real. Gosto do ambiente desta feira, está a tornar-se um hábito bem agradável. Se forem até ás 14 h00 podem aproveitar para comprar também produtos no Mercado Biológico.
Esta edição chama-se Feira dos Sonhos.

Thursday, May 26, 2005

FLOWERS


BROACHES, originally uploaded by planeta hilda.



Um dia bom para descansar e brincar.

Após terem desaparecido de casa um dia e uma noite, os links e arquivos voltaram por vontade própria, sem eu ter conseguido fazer nada para os recuperar. Acordei e estavam aqui ao lado, como sempre. Há blogs caprichosos e rebeldes, devem saír ás mães deles.

Wednesday, May 25, 2005

SPRING BIRD


BIRD, originally uploaded by planeta hilda.



Hoje passei pouco tempo no atelier. Voltei para casa porque sentí que precisava de descansar.
As gatas e o Dodo ficaram felizes por me terem em casa mais cedo e estão colados a mim, disputando a minha atenção e o território mais perto de mim. O sonho do Dodo é brincar com elas e o delas é que ele as deixe em paz. A única maneira de manter uma certa harmonia é não tocar em nenhum deles e mostrar-me neutra durante os conflitos. No beiral da janela têm estado dois pombos a espreitar a cena.

A edição de primavera da Knitty já conta com coisas novas, como este casaco que se pode ir fazendo em lã devagarinho a pensar no inverno ou depressa em algodão para usar quanto antes, uma lista comentada de publicações e novidades, tricot para bonecas e um top com uma função muito especial.

S.O.S. !!! Desapareceram os links, os arquivos, o contador de visitas e tudo o que estava na margem direita deste blog! E agora? O mais estranho é que se visionarmos os posts isolados, por exemplo clicando em "comments", volta a aparecer tudo no sítio de sempre e voltando á página principal, nada... Haverá por aí algum blog-génio capaz de me explicar o fenómeno?

Monday, May 23, 2005

BABY PERFUME


THE BABY BASKET, originally uploaded by planeta hilda.



Este trabalho deu-me um prazer muito especial. A Vieira do Mar encomendou-me um cesto em vime com compartimentos para encher de produtos de bébé como oferta a uma amiga muito especial. O meu entusiasmo foi total, por causa da amiga, por causa do bébé e pelo facto da ideia do objecto em si ter partido da Vieira do Mar. O que tinha visto nas lojas não a satisfazia, tinha uma boa recordação do cesto que usou quando os filhos eram bébés e falava das coisas com afecto e com paixão. Gostei disso e também de ver que estava descontraída e sem ideias pré concebidas, não me limitando de todo na minha interpretação.

Depois de vários ensaios, consegui descobrir a base perfeita, um cesto de vime de côr muito clara, natural e macio, sem verniz, com tamanho e uma asa ideal. E falando em asas, depois foi só dá-las á imaginação e com a ajuda da Patrícia, desenhar e pintar com linha e feltro as flores, nuvens e animais que compõem o cesto. Tem divisórias nuvem para frascos, duas bolsinhas com aplicações de gato e botinha elegante, bolsa-flor térmica para o biberão e um pássaro porta-chucha. Tudo num cesto-flor único para essa bébé. Aqui estão todos os detalhes.
Adorei e vou fazer mais baby-cestos, todos diferentes e exclusivos.

E o cesto-presente especial já foi recheado de presentes e oferecido, á Papoila+bébé, e teve honras de fotografia e tudo!
Espero que a bébé goste das cores.

E o melhor de tudo foi quando a Super Tia foi buscar a encomenda ao atelier e ainda ficámos um bom bocado a falar e a rir. E fervilhando de criatividade e de ideias, fez-me outra encomenda fantástica que só conto quando estiver concretizada.

Um dos muitos momentos que mais apreciava quando a minha filha era bébé, era o momento banho+massagem+penteado+perfume+roupa linda e sentir-lhe a pele e o cheiro. Hoje em dia, as flores que ela prefere são as peónias brancas, e é engraçado porque o perfume dessas flores faz-me lembrar do cheiro dela quando era bébé.

O Mundo Mix foi bom pela companhia das minhas colegas de bancada, pelas visitas de amigos e amigas e pelos contactos que fiz. Regressei a casa bem disposta mas exausta e cheia de pó.

Tirei muitas fotos, mas a máquina é novinha em folha e ainda estou a estudar o manual de instruções. Ainda não consegui transferir as fotos para o computador.

Hoje o dia foi de arrumação, calma e volta á normalidade.
O Miguel instalou uma casa para os pássaros no jardim do atelier. Gostava muito que o casal de melros que nos vêm visitar todos os dias fizessem ali ninho.

Agora vou adormecer a pensar em cheiro a bébé e em muitas mais coisas boas da vida.

Thursday, May 19, 2005

WAIST ENHANCERS


WAIST BAGS, originally uploaded by planeta hilda.


Estou a gostar muito de fazer estas bolsa-cinto-avental. Espero ter tempo de fazer uma para mim e usá-la no Mundo Mix. Ficam bonitas á cintura e posso pôr lá o dinheiro das vendas, os trocos e outras coisas pequenas que preciso de ter á mão durante a feira.

As peças do Planeta Hilda vão estar no Mundo Mix em boa companhia:

as criações sempre surpreendentes e lindas da Dina Ladina (atenção, surpresas no blog da Dina),

os maravilhosos Papéis Por Todo o Lado (gosto muito de ver a Ana Ventura chegar a sorrir com os seus "papéis", desdobrar, suspender e dispôr as suas criações... em poucos minutos constrói uma banca ilustrada e mágica, só com desenhos em papel) ,

e com as jóias-flores da Paula Prates (são tão simples e luminosas, apetece comprar para mimar alguém ou a nós, tenho uma pregadeira dela, uma flor enorme côr de laranja que uso sempre no lado esquerdo, mesmo em cima do meu coração; imagino-os assim, em desenho: um coração cor de carmim com uma flor laranja, é um mimo para ele e para mim).

Resolvemos não dar um nome á banca. É a banca número 6.

Quem não souber quem sou eu, pode-me reconhecer pelos sapatos.

Estão todas/os convidados.

É no Castelo de São Jorge, dias 21 e 22 de Maio, das 14 ás 22 horas.

Estas coisas para mim só são boas pelas pessoas que revejo, encontro ou descubro.

BLUE GARDEN BAG


BLUE GARDEN Bag, originally uploaded by planeta hilda.

Ontem atravessei um Campo de Santana deserto e silencioso. Era a hora dum jogo.

Wednesday, May 18, 2005

PRECIOUS TIME


PRECIOUS BAG DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.


Os últimos posts sairam com os títulos trocados, desapareceu uma das fotos e apareceram umas letrinhas que não deviam ter aparecido. E quanto a conseguir reeditar... nada quer mudar. Há dias assim.

Continua a saga Mundo Mix aqui no atelier. O desafio é criar e produzir tudo á mão, levando o tempo que for preciso, como sempre, sem me assustar com as previsões de enchentes e multidões e começar a pensar em quantidades. No way. As coisas feitas á pressa e sem carinho carregam com elas uma história que não me interessa contar a ninguém. Vão as coisas que estiverem bem feitas e bonitas e com ar feliz e repousado, como as mãos que as criaram. Todas as peças têm a intervenção de várias pessoas que gostam mesmo do que estão a fazer.

Isso não tem preço.

Tuesday, May 17, 2005

ALL PURPOSE

5{kr-photo { border: solid 2px #000000;}.flickr-yourcomment {}.flickr-frame { text-align: left; padding: 3px;}.flickr-caption { font: 75%;/* color: #666666; */ margin-top: 0px;}.flickr-buddyicon { margin-right:5px; vertical-align:middle; border: solid 1px;}.flickr-postedby { font: 75%;}

LARGE BAG & NEEDLE CASE, originally uploaded by planeta hilda.


Fiz este saco a pensar no tricot. O forro tem uma bolsinha, divisórias para enfiar as agulhas e o saco tem profundidade suficiente par novelos e trabalhos começados. pousei-o na minha mesa para o fotografar e reparei que também tem o tamanho ideal para os pincéis e rolos de papel que costumo transportar ao fim de semana.
Vai estar no Planeta Hilda no Mundo Mix, com mais sacos, todos eles únicos, e com outras coisas que tenho estado a fazer.

Não sou uma pessoa organizada nem gosto de arrumar as coisas. É por isso que gosto de sacos, posso atirar as coisas lá para dentro para as transportar, depois penduro-os e ficam lá. Fica bonito e sei onde estão as coisas. De vez em quando, é preciso esvaziar os sacos e classificar tudo em caixas e prateleiras e depois volta tudo ao mesmo.
Este saco/estojo é feito com um tecido estampado dos anos 70 e a alça é em madeira pintada á mão.


Visões que inspiram:
this is the apron song
the boxing project



LARGE BAG & NEEDLE CASE


LEFTOVERS, originally uploaded by planeta hilda.


Continuam os preparativos para o mercado Mundo Mix. Hoje fomos ao Castelo de São Jorge ver o espaço e começar a visualizar o sítio onde vamos passar muitas horas no próximo fim de semana. Já falta pouco tempo.

Friday, May 13, 2005

MORNING SURPRISE


CAROL GRILO', originally uploaded by planeta hilda.


Hoje o dia começou com uma surpresa vinda de Florianópolis. na minha caixa do correia encontrei uma bolsinha amarela com um elefante azul, debruada a laranja, forro ás bolinhas e fecho azul bébé. E ainda um galão ás flores. Uma delícia! Obrigada, Carol Grilo, uma menina doce e talentosa.

Thursday, May 12, 2005

BEACH PARTY


CROCHET BIKINI, originally uploaded by planeta hilda.


Os bikinis do Planeta Hilda começam a estar prontos e em vários tamanhos (extra small para meninas, small e medio). Vão estar á venda no Mundo Mix ou aqui, por encomenda.

Wednesday, May 11, 2005

WIP: BIRDS ON DENIM


BIRDS ON DENIM, originally uploaded by planeta hilda.

Work in progress:
Estamos a fazer muitas coisas novas no atelier. Em agenda, feiras, encomendas e outros projectos. A primeira feira vai ser o Mercado Mundo Mix, dias 21 e 22 de Maio, em Lisboa, no castelo de S. Jorge.
Muito trabalho (manual, como gosto).

Sou fan das fotos da ilisu e agora descobri o blog!
Otra española crafty: chica de canela. Gracias por este link, Urraca.

Tuesday, May 10, 2005

BOOKS


BOOK, originally uploaded by planeta hilda.


Com este livro, comprado algures pelos anos 80, aprendi algumas maneiras de fazer roupa que quer ser tão bonita por dentro como por fora.
A história podia começar por "Era uma vez uma fashion victim....". A roupa que comprava ou a que desenhava e mandava fazer não tinha nada a ver com as peças de vestuário vintage que coleccionava. A grande diferença estava na costura e nos acabamentos. No corte também, mas essa história fica para outro dia. Comecei a reparar nos pormenores e cheguei a comprar algumas peças só para as desmanchar para ver como eram feitas. Estava a acabar o curso de arquitectura sem grande convicção. A alfaiataria clássica e a alta costura começaram-me a interessar tanto que decidi aprender tudo o que pude sobre a matéria. Fiz um curso de design de moda em Sevilha e mais tarde frequentei outro em Lisboa. Aprendi muitas coisas mas não tudo que queria. Acabei por aprender com alfaiates e modistas á antiga que tiveram paciência para me aturar (todos eles utilizavam muito a palavra "preceito") e com todos os livros e roupa que consegui arranjar. Graças a eles, sei apreciar e fazer algumas coisas que para mim fazem toda a diferença numa peça de vestuário, como uma simples casa de botão caseada á mão com torçal de seda ou de algodão. E sempre que possível, evito recursos como um chuleio á máquina para rematar as orlas do tecido e ganhar tempo. Gosto de o usar para pespontar e bordar desenhando um zig zag, por exemplo.
Mas na costura como na vida, temos ao nosso alcance maneiras mais bonitas e mais rectas de acabar as coisas do que andar por aí aos zig zags.

BOOKS


BOOK, originally uploaded by planeta hilda.


Aprendi muitas coisas com este livro, como montar as malhas e a fazer o ponto de meia e de liga, por exemplo. E agora folheio-o a sorrir porque apesar de parecer básico e démodé, lembro-me exactamente da sensação de descoberta e dos estímulos que despertou em mim.
Como muitas meninas da época, também tinha o de cozinha da mesma colecção, e devo ter feito todas as receitas do livro.
O grafismo, o nome e apresentação dos modelos e receitas era totalmente seventies e eu adorava aquilo tudo. Ambos têm dedicatória da minha mãe.
Gosto muito de livros. E apesar de dedicar agora muitas horas á internet, continuo a adorar ler em 'suporte papel", livros, revistas e jornais. Durante algum tempo acumulei revistas e mais revistas. Anos e anos de revistas de moda, cozinha, viagens, arte, moldes, tricot, crochet, bordados, design e decoração. Já me sentia a sufocar no meio de tantas pilhas de papel em casa. Consegui despojar-me de muitas e deixar de as acumular e até de as comprar. Dos livros não sou capaz.

Monday, May 09, 2005

KNITTING MEET UP


KNITTING, originally uploaded by planeta hilda.


Há já algum tempo que não tricoto.
Voltei a pintar, já andava com saudades e surgiu a ocasião, graças a uma encomenda. E tenho cosido, bordado e aplicado. E ando fascinada com o crochet.
E já tenho saudades de tricotar outra vez:
logo, ás 19 horas, encontro de tricot, no FRÁGIL.

Friday, May 06, 2005

GIFT CONTAINERS


GIFT CONTAINERS, originally uploaded by planeta hilda.

Bom fim de semana.

PEACE & LOVE & OM


Om, originally uploaded by planeta hilda.



Ontem fiquei sem net cabo em casa. Não pude postar nem navegar.

Sou um net junkie, o meu power book dorme na minha cabeceira e a primeira coisa que faço quando acordo é abri-lo.

Vou mas é para o atelier trabalhar naquilo que gosto.

Paz na terra & blogosfera.

Wednesday, May 04, 2005

BREATHE


PONY TAIL, originally uploaded by planeta hilda.



Depois de uma semana em que nos estivemos a conhecer e habituar uma á outra, a Pat passou no teste final para ficar como assistente no planeta hilda: foi entrevistada pelo Director de Recursos Humanos, o sr. Dodo, e passou com nota máxima e louvor.

Para além do Miguel, com quem partilho a vida e parte do trabalho, nunca trabalhei com alguém no atelier de modo regular. Procurava colaborações fora, entregava o trabalho e as instruções e voltava para o meu cantinho. Há algum tempo que tinha chegado á conclusão que não tinha tempo para tudo, que não estava a conseguir pintar, coser, bordar, cortar, tricotar e gerir atelier, encomendas, casa, filha, cão, gatas, jantares e festas... e que precisava de alguém aqui. Mas ia adiando porque resistia á mudança nos meus hábitos de trabalho e porque implicava disciplina, método e convivência diária e regular. Não podia ser qualquer pessoa. Mudei logo de ideias ao conhecer a Pat. Vi-a uma vez num encontro de tricot ao qual ela tinha ido para acompanhar a mãe, achei-a interessante e reservada. Passado um mês, quando a voltei a ver, achei que o simples facto de ter aprendido a tricotar tinha feito dela uma pessoa muito mais confiante e luminosa. Fixei o facto e a pessoa, mas distraída como sou resolvi chamar-lhe Anabela ao citá-la num post sobre o encontro. Enviou-me um mail a dizer que se chamava Patrícia. Trocámos alguns mails, senti nela entusiasmo e interesse pelos trabalhos manuais e comecei a imaginá-la aqui. E na imagem mental que desenhei, encaixava muito bem. Gosto do perfil dela, da maneira como está presente sem nunca ser invasiva, do modo sorri ao falar de música e de animais, de a ver tocar nos tecidos e nas linhas e do amor que tem pela mãe. Tenho agora no meu espaço uma presença familiar, calma, aplicada, carinhosa e, parece-me, tão empenhada em ajudar-me a concretizar as minhas ideias como eu em ajudá-la a realizar os sonhos dela.
Estou muito contente.

Tuesday, May 03, 2005

FLOWER SALAD DISH


FLOWER SALAD DISH, originally uploaded by planeta hilda.


A feira foi um terreno de comunicação fantástico. Gosto de estar com as minhas amigas crafty e colegas de feira, das visitas crafty que não são colegas de feira, das tricotadeiras, das visitas que conhecem o meu blog e que se apresentam, das visitas que não lêem blogs e que passam a ler, das que voltam sempre, das pessoas que fico a conhecer. Desta vez, a abundância nesse campo foi tanta que tenho receio de me esquecer de alguém se citar nomes e links.
Hoje no Público foi publicado um pequeno artigo sobre a feira e na fotografia estão as minhas bonecas!
Pude ver finalmente as ilustrações do livro da Margarida Botelho, "Os lugares de Maria".
Adorei ter conhecido a Vieira do Mar!

Monday, May 02, 2005

ROUND TWO


COOL CATS, originally uploaded by planeta hilda.


Feira no Jardim Round Two.
Hoje o dia foi incomparavelmente menos animado que no sábado mas não deixou de ter algumas situações muito interessantes, sobretudo ao nível dos contactos e conversas com pessoas simpáticas. Do ponto de vista do negócio, vendi bem durante meia hora na parte da manhã e nada no resto do dia, mas fiquei satisfeita.
Não estou tão cansada como na última feira, vou jantar fora e quando voltar conto mais coisas.

Sunday, May 01, 2005

HEALING DAY


HEALING, originally uploaded by planeta hilda.


Hoje o dia vai ser mesmo para descansar. Amanhã vou estar na Feira no Jardim outra vez.

HAPPY STASH


HAPPY STASH, originally uploaded by planeta hilda.


A Feira no Jardim foi muito animada. Depois de uma semana de trabalho, soube mesmo bem ver as coisas da minha banca a serem apreciadas.

Cheguei a casa contente mas exausta, sabendo que ainda tinha que brincar com o Dodo porque ele não passa sem a sua rotina (mimos, brincadeira, passeios, dormir, mimos, brincadeiras, passeios, dormir...). As gatas também estavam carentes e a Maria tem sempre coisas para contar.