planeta hilda

um blog de hilda portela

Saturday, July 30, 2005

SMALL BAGS


SMALL BAG 5, originally uploaded by planeta hilda.

ENERGY


SUNDANCE HORSE DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.


Ao fim da tarde, atravessei o rio e consegui chegar a tempo à Feira Laica. Fiquei contente por ver e sentir a reacção das pessoas ao ver os meus cavalos.
Durante o fim de semana decorre também em Palmela o FIAR. Vale a pena ir até lá.

Amanhã volto a montar a banca em Lisboa, na Feira de Verão, no Jardim do Príncipe Real.

E ao fim do dia, volto a atravessar o rio em direcção a Palmela.

Friday, July 29, 2005

MEDITATION


SMALL BAG, originally uploaded by planeta hilda.



Fim de semana de feira:

Nestes dias em que ando a tratar de deixar coisas prontas para poder ir de férias, hesitei muito em ir a qualquer uma das feiras deste fim de semana. Depois de vários impulsos contraditórios, vou, não vou... decidí tentar ir não a uma, mas às duas. Ainda não sei como, mas vou tentar.

FEIRA LAICA PALMELA


FEIRA LAICA PALMELA, originally uploaded by planeta hilda.

FEIRA DO VERÃO


FEIRA DO VERÃO, originally uploaded by planeta hilda.

Thursday, July 28, 2005

COLORS


RED DIABLO DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.

Monday, July 25, 2005

BLUE HORSE DETAIL


BLUE HORSE DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.

SILK AND WOOD


SILK AND WOOD, originally uploaded by planeta hilda.

Saturday, July 23, 2005

MARIA'S ZEBRA MIFFY


DEE DEE AND PLUSH TOY, originally uploaded by planeta hilda.



Foi a minha filha Maria que fez este Miffy com um tecido de peluche com motivo de pele de zebra, ampliando um molde dum livro japonês.

PRESENTS


A BEAUTIFUL PRESENT, originally uploaded by planeta hilda.



Hoje este blog faz um ano.

Não disse nada a ninguém porque gosto de deixar as coisas acontecer.

A Rosa recebeu-me para um magnífico jantar em família e nas primeiras horas do dia, ofereceu-me umas meadas de fio de seda de sari reciclada. Foi o primeiro presente do dia.

Telefonou-me um amigo que acaba de chegar da China.

Voltei a pegar nas agulhas de tricot e ofereci-me o prazer de começar a tricotar um saco com esse fio de seda de todas as cores.

Fui visitar a minha mãe e descobrimos um desenho do meu pai que procurávamos há muito.

O Christophe fez-me a surpresa de trazer a Dee Dee para passar o fim de semana e ofereceu-me este ramo de rosas encarnadas, cor de rosa e amoras verdes, atado com um laço de gorgorão encarnado.

Passeei a pé com o Dodo enquanto a Dee Dee ficava em casa a descansar para retomar o fôlego depois da emoção do encontro e de horas de brincadeiras. Assustei-me quando a vi ofegante, com a lingua roxa e com dificuldade em respirar. Com muito mimo, toalhas molhadas e pedrinhas de gêlo, a Maria conseguiu que ela voltasse ao seu estado normal.

O Miguel, o Dodo e a Maria deram-me beijos.

TODAY IS PLANETA HILDA'S BLOG FIRST ANNIVERSARY


FIRST ANNIVERSARY, originally uploaded by planeta hilda.

Friday, July 22, 2005

HAVE A WONDERFUL WEEKEND


MANOLO HORSE DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.

Thursday, July 21, 2005

RED


RED DIABLO HORSE DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.

Wednesday, July 20, 2005

NEW APRON BAG


ORANGE CLOUD APRON BAG, originally uploaded by planeta hilda.

Tuesday, July 19, 2005

DOROTHY'S BACK


, originally uploaded by planeta hilda.

Monday, July 18, 2005

DOROTHY


DOROTHY DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.

Thursday, July 14, 2005

HELLO?


HELLO?, originally uploaded by planeta hilda.


Hoje entrei no atelier às 10 e meia da manhã e saí de lá 12 horas depois. Nem mais, nem menos.
Deve ser por isso que tenho cada vez mais coisas para mostrar e menos para contar...

Uma destas noites fui a uma festa de inauguração de um novo bar no Bairro Alto, o Napperon. A menina que recebia os convidados tinha uma saia em crochet feita com sacos de plástico. No interior, crochet usado de várias maneiras na decoração. Muitos napperons, claro e muito, muito calor. No meio de tanta gente, as fotografias de modelos vestindo magníficas obras em crochet pareceram-me interessantes.Tenho que voltar e ver melhor.

Hoje estreei um dos sacos mais bonitos que alguma vez tive, e que bem que me senti, ao voltar para casa com o meu Dodo pela trela e com o meu saco novo a tiracolo. Obrigada, Rosa!

Num jantar à beira rio, uma amiga querida ofereceu-me um aparelho que faz com que eu corra quando o telefone toca para ser a primeira a atender: Hello? Kitty?.

Tenho muitos telefonemas importantes para fazer, até amanhã.

Wednesday, July 13, 2005

100 % COTTON FLOWERS


FLOWERS APRON, originally uploaded by planeta hilda.



Chegou hoje ao seu destino este avental. O fundo é uma cambraia indigo, o tecido estampado com flores grandes é um algodão alinhado americano dos anos 70 e o tecido às florzinhas é um algodão português, muito popular, que costuma ser usado em batas e aventais. Gosto muito dos tecidos, mas gosto sobretudo da combinação com a fita de algodão às ondinhas, um acabamento tão simples e bonito. Espero que coisas como esta fita, que me lembro de ver desde sempre, não desapareçam nunca das retrosarias.

Acabo de fazer o meu pedido de reserva! O último livro da Debbie Stoller é sobre crochet: Stitch'N Bitch Crochet, The Happy Hooker.

Tuesday, July 12, 2005

VELVET PINK EARS


PINK EARS, originally uploaded by planeta hilda.

STUDIO SCENES: MODELLING


STUDIO SCENES: MODELLING, originally uploaded by planeta hilda.

Monday, July 11, 2005

VERMILLON LIPSTICK


MARY BLOO DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.

PORTRAIT OF A LADY


MARY BLOO, originally uploaded by planeta hilda.

DOLL'S LIFE


MARY BLOO DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.


Esta boneca chama-se Mary Bloo e é uma homenagem à Mary Lou, que foi vendida antes de ter tido tempo de fazer a habitual sessão de fotografia. Fiquei com poucos registos e com saudades dela, e apetecia-me voltar a usar o novelo de mohair azul para fazer o cabelo, o tecido da saia e o top em brocado com franjas em linha metalizada. A fivela e o colar são feitos com contas de cristal Swarovsky e o brocado é um tecido de vestido de noiva dos anos 50. Os sapatos da Mary Bloo são mais bonitos, acho eu.

Aproveitei para satisfazer o desejo duma menina que me visitou na feira Laica e que me disse que a Mary Lou era uma das sua preferidas. As duas bonecas têm alguns gostos em comum mas personalidades muito diferentes.

Friday, July 08, 2005

HAVE A WONDERFUL WEEK END


Nasceu Boudoir, le Magnifique.


A semana foi fantástica e passou depressa. O trabalho, a dança oriental, e o sol fazem-me sentir como se estivesse de férias.

SPANISH CHINOISERIE


Thursday, July 07, 2005

CARMEN


CARMEN HORSE, originally uploaded by planeta hilda.


O cavalo de hoje chama-se Carmen, uma égua com muita alegria.


GLITTER


JEWEL DOLL DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.



Quando passei por Madrid, tive a ocasião de conhecer a Urraca, com quem tive um encontro e uma conversa breve mas deliciosa, sobre lãs e tricot e mais coisas da vida,

Wednesday, July 06, 2005

BREEDING HORSES


OP'ART HORSE DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.


Estou a gostar muito de brincar às criadoras de cavalos. Alguns são pensados, mas acabo por nunca os terminar como tinha pensado, a maior parte vão acontecendo, conforme a disposição dos tecidos na prateleira e os adereços que vão aparecendo. Depois da fase de costura e enchimento, nascem com um belo porte mas destituídos de personalidade. Dar-lhes carácter, estilo e temperamento próprios é uma tarefa super agradável.

Este cavalo mede cerca de um metro de altura, o corpo tem tamanho suficiente para servir de almofada, e é feito em linho e algodão estampado muito macio e fresco, debruado com uma fita em renda de birlos que tingi de azul celeste. A cabeça é feita com uma malha muito antiga que já usei noutro cavalo e apeteceu-me que fossem irmãos. Para as patas voltei a usar tecido antigo de colchão, todas na mesma variedade, uma maravilha de tons e de textura que tinha há tanto tempo (a trama é branca, a teia é feita com cores suaves e a risquinha salmão é sarjada, uma sarja tão delicada que não consigo mostrar em fotografia).

Op'Art foi fotografado em frente a uma das muitas amostras de pintura decorativa que temos no atelier, trabalho que também fazemos em painéis, móveis ou paredes. Esta amostra foi feita pelo Miguel Costa sobre uma parede de pladur trabalhada com massa pigmentada para lhe dar cor e textura e com aplicação de tintas e cera pigmentada. O friso é escavado em baixo relevo antes de ser pintado. E o tom avermelhado é feito com óxido de ferro e mais uns pózinhos secretos.

Tenho-me dedicado muito menos à pintura decorativa, é uma actividade que tive durante alguns anos e que nunca deixei de fazer. Mas gosto muito e ainda faço de vez em quando, se a encomenda for suficientemente estimulante para me afastar dos meus tecidos, dos meus desenhos e da pintura em formato mais reduzido.


READY TO GO


POP MISTRAL AND GREEEEN, originally uploaded by planeta hilda.



Estes três exemplares estão quase de partida. Prontos para abandonar a manada e curiosos por conhecer novas paisagens, vejo-os partir em paz, com a certeza que vão ficar em boas mãos.

Tuesday, July 05, 2005

MISE EN PLIS


PLIX DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.


Vestir e pentear os cavalos é das fases mais divertidas do processo. Este rolinhos em feltro andavam por aí, eram uns restos de um trabalho anterior à espera de serem reutilizados. Este cavalinho deixou-se pentear com muita paciência. Umas franjinhas em lã colinette point 5, uma conta em madeira pintada a rematar cada rolo de feltro, e parece acabado de sair do salão de cabeleireiro. Chamei-lhe Plix porque lembrei-me que era o nome de um produto que os cabeleireiros usavam para fixar os caracóis, não sei se ainda existe.

Já saiu a edição de verão da Knitty, completamente dedicada aos homens. Sobretudo peças tricotadas para eles e algumas tricotadas por eles.

Monday, July 04, 2005

POP HORSE


POP HORSE DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.



Fim de semana num mar de calma.


Os cavalos estavam à minha espera, ansiosos pelo enfeites finais.

Também é bom voltar à cidade, ao atelier e à net.

Friday, July 01, 2005

HAVE A NICE WEEKEND


PACO DETAIL, originally uploaded by planeta hilda.



Conhecem o jogo "Descubra as diferenças?". Parece-me que vou ter que abrir uma secção com esse passatempo:

Já comecei a ver por aí alguns sucedâneos onde reconheço traços do meu trabalho. Até ver, não vou fazer ondas, é verão e estou de fantástico humor. Mas cuidado, copiar é feio, inventar é mil vezes melhor (quem nunca o fez, experimente, vão ver que sabe bem).

E não me apetece nada, nada, soltar o feroz Dodo.

Mais um cavalinho pronto e desejos de bom fim de semana.